Georreferenciamento

Mapeando e definindo as coordenadas

tardelli-engenharia-avaliacoes-e-pericias-georreferenciamento.jpg
 

Georreferenciamento é o processo de levantamento topográfico pelo qual se obtém as coordenadas exatas (latitude e longitude) de superfícies, com alto nível de precisão, visando determinar o contorno, dimensão, variações no relevo e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre.

Esse processo é fundamental para um bom embasamento de qualquer projeto ou obra a ser realizada por engenheiros e arquitetos, como edificações, projeto viário, loteamento, terraplanagem, divisão e demarcação etc. O georreferenciamento exige equipamentos de alta precisão e deve ser feito por profissionais qualificados e credenciados pelo INCRA.

Tal processo é exigido pelo Cartório de Registro Imobiliário e pelo INCRA em operações de compra e venda de terras, desmembramento ou incorporações de propriedades, transferência de titularidade, financiamento bancário e seguro rural.

A Lei 10.267, desde 2001, regulamenta o mapeamento e registro dos imóveis rurais em todo território nacional. Hoje em dia, a lei exige que imóveis com área superior a 250 hectares tenham a certificação das informações georreferenciadas de seus limites.

A legislação prevê, ainda, que até 2023 todas as propriedades rurais brasileiras contem com medições atualizadas por esse sistema.

A Tardelli Engenharia conta com profissionais qualificados para a realização de laudos técnicos de medição e mapeamento, análise de documentos e assistência técnica em cada etapa dos processos relacionados ao georreferenciamento e topografia, sempre respeitando o formato exigido pela normatização técnica.